POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

5 MOOCs em português de grandes universidades brasileiras

ideia | 13 Abril 2015

BlackboardpostFoto:  Wikimedia Commons

Criados em 2008, os massive open online courses (MOOCs) tornaram-se populares nos últimos três anos. Em todo o mundo, universidades de ponta, como Harvard e Oxford, têm oferecido cursos online como meio de democratizar o ensino e/ou ampliar as opções para estudantes já envolvidos com determinados assuntos.

No Brasil não é diferente. Confira lista de cursos oferecidos por algumas das mais prestigiosas universidades brasileiras:

Fundamentos de Administração (FEA/USP) – Disponível na Veduca, maior plataforma online de educação do Brasil, o curso gratuito é destinado a quem deseja aprender a administrar. As aulas são ministradas pelo professor da FEA Hélio Janny Teixeira, responsável pela criação do curso. Os alunos que cumprirem um mínimo de 75% da carga horária de 60 horas poderão fazer uma prova online para obter certificado.

Introdução a Engenharia de Produção (PUC/RS) –  São seis módulos divididos em seis semanas para que o aluno se familiarize com conteúdos como Logística e Engenharia da Qualidade sob a ótica da Engenharia de Produção. As aulas estão disponíveis na plataforma de origem espanhola Miríada X, que vem expandido o número de MOOCs em português. O conteúdo estará sempre à disposição dos estudantes, mas algumas atividades devem ser entregues nos prazos determinados.

Responsabilidade Social e Sustentabilidade das Organizações (PUC/RS) – Outro curso da PUC do Rio Grande do Sul disponível na Miríada X. Para obter o certificado de participação nos MOOCs oferecidos pela plataforma espanhola deve-se cumprir pelo menos 75% das atividades obrigatórias dentro dos prazos estabelecidos. A conclusão de 100% das atividades garante o certificado de superação.

Física Básica (IFSC/USP) – Outra opção da Veduca, o curso tem carga horária de 59 horas divididas em 26 aulas. É possível optar por apenas assistir às aulas ou cadastrar-se para, ao final do curso, fazer a prova online que pode garantir um certificado. As aulas foram gravadas pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato, do Instituto de Física da USP em São Carlos.

Bioenergética (UNB) – Mais um curso que permite ao interessado optar por apenas assistir às aulas ou obter o certificado. Quem escolher a certificação deverá responder corretamente a 75% das perguntas de uma prova online elaborada pelo professor Fernando Fortes de Valencia, da Universidade de Brasília.

Os cursos acima são apenas uma amostra de MOOCs em português. Uma visita às plataformas ajuda a quem está interessado em outros tópicos/temas. Além da Veduca e da Miríada X, a Coursera disponibiliza cursos de universidades estrangeiras legendados em nossa língua.

Deixar um comentário