POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

Participe do concurso IDEAS de inovação energética

ideia | 10 Novembro 2014

ideas-logo-portugues-30485

*Federica Bizocchi

O Concurso de Inovação Energética IDEAS apoia o desenvolvimento de projetos inovadores que promovam as energias renováveis, a eficiência energética, os biocombustíveis e o acesso à energia em áreas rurais na América Latina e no Caribe. Desde seu lançamento em 2009, foram premiadas mais de 50 ideias entre as mais de 2.300 propostas de projetos inovadores recebidas.

A chamada de propostas está aberta até o dia 15 de janeiro de 2015. Para todos os detalhes acesse  www.iadb.org/ideas

Para ajudá-lo a preparar sua proposta, apresentamos as lições aprendidas de uma avaliação realizada pela GIZ (Cooperação Internacional Alemã) dos primeiros 26 projetos ganhadores em concursos anteriores. Entre os resultados dessa avaliação, há algumas recomendações sobre a elaboração da ideia que me pareceram muito interessantes, por isso quero compartilhá-las. Espero que estes seis conselhos ajudem a formular uma ideia brilhante para que você possa vir a ser um dos próximos ganhadores do concurso IDEAS!

1 – Mitigar os riscos na elaboração do projeto: calcule os tempos, a logística e as questões administrativas e crie planos flexíveis e realistas

Se a ideia que você tem em mente é desenvolver um projeto em zonas rurais, leve em conta possíveis atrasos inesperados por problemas administrativos ou pela necessidade de realizar tarefas adicionais que não estavam previstas inicialmente. É importante não subestimar os tempos e as tarefas administrativas quando se pretende formular planos bem-sucedidos e realistas. Também é preciso prever eventos climáticos ou tendências do mercado que possam ter impacto sobre a rentabilidade econômica do projeto e, a fim de assegurar o desenvolvimento de suas IDEIAS, considerar esses riscos e encontrar medidas para mitigá-los.

2 – Criar uma relação com a comunidade local que facilite a colaboração com os beneficiários

No fim das contas, para quem estamos desenvolvendo esta ideia? Antes de formular o projeto, é necessário entrar em contato com a comunidade. Por um lado, isso o ajudará a entender melhor o entorno social e as necessidades reais da comunidade que pretende beneficiar e, dessa maneira, seu plano poderá ter um impacto maior. Por outro lado, será mais fácil implementar o projeto se sua instituição tiver uma relação consolidada com os beneficiários e contar com sua confiança.

3 – Comunicar-se com sua equipe e com a comunidade local

Para ter uma boa relação de trabalho é necessário manter uma boa comunicação. Aplicando isto a seu projeto, você garantirá a fluidez das tomadas de decisões, tanto dentro de sua equipe de trabalho como em relação à comunidade local. Além disso, manter a comunidade informada sobre cada etapa do desenvolvimento de suas ideias e sobre as responsabilidades de cada um assegurará a sustentabilidade do projeto.

4 – Garantir capacitação permanente

Para obter uma mudança profunda e sustentável no longo prazo, incluir no plano do projeto uma única capacitação para uma comunidade inteira não será suficiente. É necessário programar diferentes capacitações específicas para os participantes de acordo com as várias etapas do projeto, o que assegurará uma melhor preparação dos beneficiários para se apropriarem do projeto e das tecnologias usadas.

5 – Não se esquecer do marketing

Uma vez desenvolvido o projeto, principalmente se for um novo negócio, é muito importante incorporar em seus planos a atividade promocional e a disseminação dos resultados alcançados. Uma das características requeridas para um projeto a ser apresentado ao IDEAS é sua escalabilidade: para que o negócio cresça é imprescindível promovê-lo e você deve incluir em seu plano uma boa estratégia de marketing.

6 – Você tem a personalidade adequada para liderar um projeto de desenvolvimento?

Há uma frase de Michael Jordan que eu gosto muito: “Algumas pessoas querem que algo ocorra, outras sonham com o que acontecerá, outras fazem com que aconteça”. Você tem a personalidade e as características para fazer com que aconteça? As personalidades movem o mundo e ser um líder de projeto dinâmico, carismático e com a capacidade de convencer e motivar tanto suas equipes como a comunidade local aumentará as possibilidades de que seu projeto tenha impacto e alcance os resultados esperados.

E, por último, não se esqueça: tanto o concurso IDEAS como outras oportunidades de financiamento existentes são apenas o primeiro de muitos passos, principalmente se o projeto for complexo. Portanto, antes de começar, esteja consciente de que há um longo caminho à sua espera.

Como dizem os espanhóis: “¡A por ellos!”. Em frente! E boa sorte!

Acesse aqui o website da chamada de propostas do IDEAS 2014: www.iadb.org/ideas

* Federica Bizzocchi é responsável pela comunicação da Divisão de Energia do BID e coordena o concurso de Inovação Energética IDEAS . Siga Federica no Twitter @FedeBizzocchi

Deixar um comentário