POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

Suco pior que refrigerante?

ideia | 27 Outubro 2014

suco refrigerante

 Imagem: Manual Oficial de Contagem de Carboidratos, Sociedade Brasileira de Diabetes

Dr. Fabiano M. Serfaty*

Muito tem se comentado sobre o artigo publicado na consagrada revista médica The Lancet, no qual pesquisadores argumentam, que devido ao seu alto teor de açúcar, o suco de fruta natural pode ser tão ruim para nós, como o refrigerante adoçado com açúcar.

O suco de fruta está sob os holofotes, desde que os cientistas recentemente começaram a olhar com mais atenção para a ligação entre o alto consumo de açúcar e o risco de doença cardíaca. Em 2012, pesquisadores de Harvard relataram na revista Circulation, que o consumo diário de bebidas açucaradas aumentou o risco de doença cardíaca em homens.

Dois anos antes, pesquisadores em uma conferência da American Heart Association, demonstraram que um maior consumo de bebidas açucaradas por americanos havia levado a uma maior incidência de diabetes e doenças cardíacas ao longo da última década.

Segundo um dos pesquisadores, o suco de fruta natural não é uma boa alternativa que possa substituir as bebidas adoçadas com açúcar, como os refrigerantes. Ele ainda diz, que esta pesquisa está começando a mostrar que, o alto consumo de suco de fruta natural está ligado ao aumento do risco de desenvolvimento de diabetes.

Um copo de suco de fruta contém substancialmente mais açúcar que uma peça de fruta. Para se fazer um copo de cerca de 250ml de suco de uma fruta natural, em geral são necessárias mais de uma fruta para se completar um copo. Além disso, a maioria das partes boas das frutas, como as fibras, estão presentes em quantidades muito menores nos sucos, tanto naturais como naqueles comprados no mercado.

Os pesquisadores também relatam uma pesquisa no Reino Unido com mais de 2.000 adultos, em que testaram a consciência pública sobre o teor de açúcar dos sucos de frutas. Os entrevistados foram convidados a olhar as imagens de recipientes de bebidas não alcoólicas com açúcar e estimar a quantidade de colheres de chá de açúcar que cada uma destas continham.

Os resultados mostraram que, apesar de todas as bebidas apresentarem um teor de açúcar semelhante, os entrevistados subestimaram o teor de açúcar dos sucos de frutas em 48%, e superestimaram o de bebidas carbonatadas, como refrigerantes em 12%. O gráfico abaixo se refere a esta pesquisa:

suco refrigerante II

Vale ressaltar que o artigo publicado não apresenta nenhum conflito de interesse, portanto não existe nenhum interesse oculto em favorecer uma das partes envolvidas na publicação.

Suco de fruta natural tem açúcar?

Outro ponto importante, os pesquisadores se referem sempre ao suco natural da fruta, que contem a frutose, o açúcar natural da fruta. A comparação que se faz entre as bebidas, neste estudo, é baseada apenas na quantidade de açúcar e seus efeitos maléficos à saúde, já conhecidos na literatura médica e leiga.

A ilustração no início do post demonstra isso, comparando a quantidade de carboidratos e calorias entre um refrigerante e dois sucos. A frutose faz parte da classe dos compostos orgânicos chamados carboidratos, sendo estes também chamados de açúcares! Esta é um monossacarídeo (molécula mais simples de carboidrato), assim como a glicose.

A frutose pode ser encontrada não apenas em frutas, mas também em doces, mel e refrigerantes, pelo fato de ser o monossacarídeo de sabor mais doce de todos. A mensagem que fica é que devemos entender melhor quem são os “açucares” (carboidratos) e onde eles se encontram, para dessa forma adequar melhor a nossa dieta.

*Clínico geral e endocrinologista, colunista da Revista Veja sobre saúde, bem estar e alimentação.

Deixar um comentário