POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

Onde aprender sobre gestão para resultados no desenvolvimento?

ideia | 18 Setembro 2014

gestao para resultado

David Zepeda*

A Gestão para Resultados no Desenvolvimento poder ser considerada como um campo especializado da formação em Gestão Pública; e é algo determinante para que as instituições públicas possam maximizar o impacto e efetividade de suas políticas.

O BID vem trabalhando em múltiplas áreas neste campo e agora apresenta seu primeiro curso massivo online (MOOC) que dará acesso gratuito a todos aqueles interessados no tema. Neste post queremos apresentar este curso e outros recursos que te ajudarão a melhorar seu conhecimento sobre o tema e a entrar em contato com outros profissionais.

Formação online

O curso Introdução à Gestão para Resultados no Desenvolvimento promovido pelo BID oferece um marco conceitual da gestão para resultados no desenvolvimento colocando especial ênfase nos governos subnacionais. O curso é guiado por dois especialistas do BID, Roberto Garcia Lopez e Mauricio García Moreno, que acumulam uma larga experiência na área do desenvolvimento econômico e instituições para o Desenvolvimento.

Este curso é o primeiro MOOC do BID na plataforma BIDx, e é o primeiro de uma série de cursos sobre Gestão para Resultados de Desenvolvimento que vão analisar distintos componentes do ciclo de gestão pública.

O curso é gratuito, será ministrado em espanhol e começa no dia 30 de setembro. As inscrições estão abertas.

Comunidades de prática

De forma paralela ao MOOC sobre Gestão para Resultados de Desenvolvimento, no próximo dia 30 de setembro anunciaremos uma Comunidade de Prática em que os participantes poderão compartilhar seu processo de aprendizagem, ideias, debater propostas e mostrar como tem utilizado as ferramentas e aplicado o conhecimento adquirido no curso. A comunidade permanecerá ativa ao fim do curso.

Por outro lado, recomendamos que se registre na Comunidade de Profissionais e Especialistas em América Latina e Caribe em Gestão para Resultados no Desenvolvimento (CoPLAC – GPRD); uma rede de mais de 1.700 membros na América Latina e o Caribe. Nesta comunidade, os participantes compartilham experiências e boas práticas da gestão para resultados de desenvolvimento em cada uma de suas instituições, e poderá ter acesso à informação atualizada e publicações especializadas. O registro é gratuito e você pode ser membro preenchendo um formulário de registro.

Publicações especializadas

A Gestão para Resultados no Desenvolvimento: Avanços e Desafios na América Latina e o Caribe: No ano 2010 foi feito um primeiro esforço para explorar os conceitos básicos sobre Gestão para Resultados (GpR). Com base em estudos realizados em 25 países, foi apresentado um diagnóstico sintético sobre a capacidade e os desafios da América Latina e o Caribe para implementar uma gestão pública orientada ao alcance de resultados. Em breve, será lançada uma segunda edição que permitirá comparar os diferentes resultados e analisar as variações dos diferentes países da região.

Orçamento para o Desenvolvimento na América Latina: Recentemente o Banco lançou este livro que busca explorar a relação entre orçamentos e desempenho da gestão pública no contexto próprio dos países emergentes em geral, e da América Latina em particular. É tomada como referência a realidade administrativa, cultural e política dos sistemas orçamentários latino-americanos. Como ponto de partida foram utilizados estudos e bases de dados acumulados pelo BID ao longo de mais de uma década de trabalho nesta área. Este livro será de grande utilidade para acadêmicos, especialistas temáticos e sobretudo funcionários de governo que aspiram a melhores resultados de desenvolvimento para seus cidadãos.

Recursos de informação

No último dia 15 publicamos um Infoguia sobre Gestão para Resultados de Desenvolvimento onde poderá encontrar uma grande quantidade de informação. Ali incluiremos todos os documentos relevantes produzidos pelo BID e outros organismos internacionais, artigos acadêmicos, notícias da imprensa e eventos para que se mantenha atualizado.

Que outros recursos abertos você conhece para compartilhar conhecimento útil sobre gestão de resultados?

*Cidadão guatemalteco, licenciado em Relações Internacionais e Comércio Internacional pela Universidade Francisco Marroquín na Cidade da Guatemala, com Mestrado em Políticas Públicas pelo Korean Development Institute em Seul, Coreia do Sul. Atualmente está cursando Gestão de Projetos na Universidade de Georgetown, em Washington. Chegou ao Banco Interamericano de Desenvolvimento no ano de 2011 pelo programa de estágios de inverno no Setor de Conhecimento e Aprendizagem. Em seguida trabalhou na iniciativa Aprendendo da Experiência Operativa para documentar e recomendar soluções viáveis na gestão de projetos do Banco. Em fevereiro de 2014 foi incorporado ao Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Econômico e Social (INDES) e faz parte do projetos de Massive Online Open Courses (MOOCs) onde são desenvolvidos cursos virtuais de vanguarda em diferentes temáticas com o objetivo de alcançar e capacitar atores chave na Região.

Deixar um comentário