POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

Você urina o que come

ideia | 11 Julho 2014

post saude prostata

Foto: João Almeida

*Juan Fernando Uribe Arcila

Uma preocupação universal dos homens depois de certa idade é a saúde da próstata e sua maneira de urinar. Até poucos meses teria sido uma má ideia tentar relacionar a micção com a dieta, um dos itens fundamentais do chamado “estilo de vida”.

Tudo mudou quando estudos começaram a vincular em toda parte a disfunção erétil com a dieta, até o ponto em que ter má ereção tornou-se um indicador de pouca saúde cardiovascular (link em inglês) e até mesmo endotelial.

Em seguida, os estudos começaram a relacionar a disfunção erétil e os chamados sintomas do trato urinário inferior, o que permitiu a Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA sigla em inglês) aprovar o uso de inibidores de Fosfodiestarasa 5 (IPDE-5) como o Tadalafil, um vasodilatador pró-erétil, no tratamento da síndrome que combina os sintomas do trato urinário inferior e hiperplasia prostática benigna. Isso teria sido impensável há alguns anos.

Por uma lei matemática elementar, foi possível inferir também uma relação entre a dieta e os sintomas do trato urinário inferior, uma vez que as substâncias que permitem o funcionamento do músculo liso da bexiga e da próstata são as mesmas do corpo cavernoso do pênis e da ereção, sendo talvez a mais importante o óxido nítrico, embora não seja o único.

Se esta nova relação de dieta-sintomas do trato urinário inferior-próstata é certa, duas conclusões se apresentam de imediato:

1. O paradigma de começar o cuidado com a nutrição dos homens logo após os 40 anos está equivocado, uma vez que é nas três décadas passadas, de 10 aos 39 anos, quando em um festival de pizzas, hambúrgueres, fast food e em geral as dietas ruins alteram completamente o funcionamento da próstata e, consequentemente a micção, que com grandes custos deverá ser cuidado pelo resto da vida.

2. Qualquer tratamento futuro terá uma abordagem integral utilizando combinações de medicamentos para tratar problemas comuns entre bexiga, próstata e pênis.

Concluindo: se você quer urinar bem no futuro, coma bem no presente, ainda que não entenda bem o porquê.

*Juan Fernando Uribe Arcila, colombiano, é um dos finalistas do concurso de bloggers na saúde do BID. Além de urologista e professor titular da Universidade CES da Colômbia, é escritor e palestrante nacional e internacional em temas de sexologia.

Post publicado originalmente no blog Gente Saludable da Divisão de Proteção Social e Saúde do BID

Deixar um comentário