POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

Três comportamentos que prejudicam a qualidade de vida nas nossas cidades

ideia | 3 Fevereiro 2014

lixoJogar lixo no lixo ainda não é rotina para muitos brasileiros.

Em pouco mais de sete meses de vida, Ideação vem tentando mapear iniciativas que ajudam a promover o desenvolvimento e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população. Exemplos disso são as histórias de gente como Geraldo Aguiar, diretamente envolvido na luta contra o extrativismo ilegal na região da Mata Atlântica, e dos catadores de material reciclado que não só transformam lixo em renda, mas também melhoram as condições de vida em nossas cidades. Na busca por bons exemplos, no entanto, muitas vezes nos deparamos com situações que representam atraso e prejuízo. Abaixo, uma lista com três delas. Certamente, há muitas mais. Qual o comportamento que você testemunha ou já testemunhou e acredita ser prejudicial ao nosso país? Compartilhe conosco!

1)   Jogar lixo na rua. Recentemente, a Prefeitura do Rio recolheu 40 toneladas de lixo descartadas nas areias de Copacabana. Trata-se de comportamento comum em todo o Brasil, com graves consequências para todos nós, que vão desde o mau cheiro em lugares turísticos até o agravamento de enchentes, sem falar nas inúmeras doenças que podem ser transmitidas por causa da mania de emporcalhar os espaços públicos.

2)    Desrespeito aos ciclistas. Por razoes que vão do simples prazer à tentativa de driblar o transito nas grandes cidades, tem crescido no Brasil o número de pessoas que se deslocam de bicicleta. Andar de bike, no entanto, ainda é muito perigoso. Só na cidade de São Paulo, 52 ciclistas morreram em 2012 vítimas de acidentes fatais.

3)    Falta de cidadania no transporte público. A questão do transporte público no pais é complexa não só porque faltam ônibus e linhas de metrô, mas também porque desrespeitamos filas e assentos reservados, depredamos veículos e pontos de ônibus e também porque, entre nós, há quem acredite que transporte público seja coisa país subdesenvolvido. Felizmente, muita gente já percebeu que “país rico é país onde todo mundo usa transporte público”.

Deixar um comentário